Sonhos Platônicos

sexta-feira, abril 21, 2006

Felicidade


Esse é um texto que escrevi a algum tempo e econtrei recentemente perdido nos meus e-mails enviados. A verdade dele ainda está tão viva na minha vida que, após algumas modificações resolvi postar. Boa leitura!

“O que é a felicidade?” Essa talvez seja a pergunta mais importante de nossas vidas. Nada de “Existe vida em outros planetas?” ou “De onde viemos?”. Nada disso realmente importa. Um dos piores males da humanidade é querer sempre se desviar do simples, buscando complicar cada vez mais as perguntas, na ilusão de que dessa forma as respostas trarão consigo algum sentido obscuro para sua existência. Será realmente que o sentido de nossa existência é algo tão difícil de se adivinhar? Será que há a necessidade de buscar cada vez mais fundo por essa resposta ou será que de tão simples, muitas vezes simplesmente não queremos acreditar?
Eu, eterno otimista que sou, prefiro acreditar na segunda opção. Teimo que a resposta é bastante simples: O sentido da existência do ser humano é ser feliz. Foi esse o principal motivo pelo qual Deus nos colocou no mundo. Para sermos felizes com Ele da mesma forma que Ele é feliz conosco. Motivos para tal temos muitos, o difícil é identificá-los. E é portanto daí que vem a minha pergunta lá do começo, aquela para a qual dei tanta importância e que talvez agora, espero, você comece a dar também: “O que é a felicidade?”.
Tudo bem, talvez essa não seja a pergunta correta. Talvez ela fique melhor assim: “O que é a felicidade pra você?” A felicidade é simples mas exige atenção. Você tem que conhecer se quiser sentir e é por isso que ser feliz é provavelmente o maior sonho do ser humano. Se ele conhecesse o verdadeiro significado dessa palavra ou, melhor dizendo, o significado que ela assume em sua realidade individual, veria o quão fácil é ser feliz e, dessa forma, passaria a sonhar mais alto.
Tenho certeza que agora devo ter ofendido muita gente. “Como assim: ‘veria o quão fácil é ser feliz?’, Desde quando ser feliz é fácil?” Pois eu digo, repito e insisto: Ser feliz é muito mais fácil do que todos nós pensamos. Perceba antes de tudo que usei o pronome “nós”, justamente para salientar que eu também estou incluso. Tenho plena consciência de que não sou melhor que ninguém. Estou aqui apenas partilhando uma coisa que pensei e que acredito, faz bastante sentido.
A verdade é que venho pensado muito no que realmente é a felicidade pra mim. No começo, não tenho vergonha de dizer, a resposta era automática e provavelmente a mesma de muitos: Dinheiro. “Se eu fosse rico e tivesse dinheiro pra fazer tudo aquilo que tenho vontade de fazer, aí sim seria feliz.” Talvez isso fosse verdade pra mim, e talvez o seja pra você nesse momento, mas depois de refletir bastante descobri que não é mais assim. Minha felicidade e provavelmente a sua também, está intimamente ligada à realização dos meus sonhos, mas, e aí vem a grande descoberta, não só a isso. Não é necessário que todos os meus sonhos se realizem para que eu seja, finalmente, feliz. Esse pensamento me fez encarar a vida de uma forma bem diferente de até então. Finalmente percebi como é simples a felicidade e como é fácil ser feliz.
Analisando com cuidado, encontrei tantos sinônimos para essa palavra que hoje percebo que o difícil é não ser feliz. Me envergonho por estar sendo tão clichê, mas precisamos aprender a encontrar a felicidade nas coisas mais pequenas, e só assim perceberemos o quão grande e importantes elas na verdade são.
Pense bem. O que é a felicidade pra você?
Pra mim..
Tanta coisa...


Abraços a todos!!! ps.: Espero respostas nos coments...