Sonhos Platônicos

quarta-feira, março 22, 2006

Migalhas...

Espero não ofender ninguém com isso aí. Posso ser clichê, mas não sou de se jogar fora vai...

Entender o ser humano é provavelmente a tarefa mais difícil a que alguém pode se propor. Não digo entender atitudes, ações, não é isso. Me refiro a entender o que vai no íntimo de cada um. Os pensamentos que levam alguém a propor ou agir de uma certa maneira. A fazer coisas que não condizem com aquilo que pregam. O ser humano é o ser mais enigmático do Universo. Fomos nós que tivemos a ousadia de desafiar o Criador nos jardins de Sua própria morada. Somos nós que em nome da liberdade, e é nesse ponto que se encontra a maior injustiça humana, pois é sobre ela, a liberdade, que jogamos a culpa por todas as besteiras que fazemos, insistimos em erros absurdos e muitas vezes infantis.
Como entender um ser que teima em não aprender com as próprias ações? Diferentemente de qualquer outro ser vivo em nosso planeta, somos nós os únicos que vêem lógica e inteligência em repetir velhas ações que, sabemos, desencadearão conseqüências muitas vezes desagradáveis, como se pelo simples prazer de dizer que é para isso que somos livres. Pois eu digo que não. Arrisco dizer que a liberdade não foi idealizada para esse fim. Ela nasceu no desejo de mudar, de não ter limites, ela existe para que possamos encontrar novos caminhos, pensar o novo e fugir do velho. A liberdade é uma migalha de pão na trilha da vida, que nos guia de volta à felicidade perdida.
É nesse ponto que minhas tentativas de entender o pensamento humano se confundem. Por que optar sempre pelo caminho mais difícil? Porque experimentar os resultados de nossos erros em nós mesmos ao invés de espelhar-se no exemplo de alguém? Gostamos de sentir na boca o gosto amargo mas real da derrota. Não gostamos de conselhos. Os pedimos apenas para alimentar nossa ânsia masoquista de saber que havia uma rota alternativa que da próxima vez talvez tomaremos. O orgulho impede que aceitemos que nos digam o que fazer. Orgulho ou burrice? O ser humano é o ser mais burro do Universo.
Me interesso sinceramente por tentar entender. Não me incomodo jamais em perder um pouco do meu tempo nessa árdua tarefa. Faço isso na tentativa de ajudar, de ser útil para alguém num sentido mais amplo, mais completo. Penso que se um dia puder entender ao menos uma migalha do que é, ou melhor, do que pensa o ser humano, vou poder ajudar muita gente a encontrar o verdadeiro sentido da liberdade e, dessa forma, a trilha que os leva de volta à sua felicidade. Quem sabe nesse dia, nesse belo dia, possa encontrar a minha própria trilha, esperando que até lá, nenhum passarinho maldoso coma as migalhas de pão que espalhei pelo caminho.

Abraços a todos!!

"Da luta não me retiro.. Me atiro do alto e que me atirem no peito.. Da luta não me retiro.." (Anitelli)