Sonhos Platônicos

terça-feira, março 30, 2010

Poético, assim como a vida deve ser!

Há muita poesia em uma cozinha, esse é o modo que enxergo. Todo o tempo em que passamos dentro de uma, é passado observando novas e velhas formas de preparar deliciosas receitas, sentindo os mehores aromas, muitas vezes curiosos e intensos, outras apenas tranquilos. É possível que lembranças sejam resgatadas das mais lindas maneiras ao se deixar perder um tempo sentindo esses aromas...

Enquanto simples pedaços de carne, alguns legumes crus e ervas aromáticas estão sendo preparados por habilidosas mãos dos que se aventuram entre panelas, forno e fogão, percebemos uma sinfonia de notas e cores a passear pelo melhor cômodo de uma casa, ali começa uma dança, e com o passar do tempo, no final se percebe que há bossa. Sempre, sempre, existe movimento!!!

Cozinhar é compartilhar! (nem que seja em seus pensamentos, onde ali tudo é possível)
Começa no momento em que se escolhe a receita a ser preparada, uma explosão de sentimentos desabrocham delicadamente durante o tempo em que se passa cozinhando o que foi elegido com muito carinho. Nesses momentos o ambiente é invadido por muitas emoções, aromas, recordações, desejos... Principalmente quando ir para cozinha se dá por existir um propósito como: agradar os amigos, homenagear a família, surpreender a pessoa amada...

É nesse momento, durante o preparo, onde quem cozinha, desprende num ato voluntário, os mais belos sentimentos, ali é depositado tudo o que há de melhor: sorrisos, carinho, amor...

O quebra cabeça das receitas se encaixam a partir do momento que começa a aventura. cada ingrediente com a sua importância é adcionado a panela no momento certo e com o tempo tudo começa a fazer sentido, a ser transformado.
A paciência, se torna então algo precioso, acredito eu que ela seja o mais importante. Porque tudo na cozinha demanda tempo, dedicação, cuidado. Que para mim são sinônimos de amor.

Entre um café da manhã, almoço ou jantar, ali caminha sem pretenção, a emoção!!!

Cozinhar é sentir, é emocionar, é compartilhar...

É poder num simples brigadeiro, arrarcar lindos sorrisos.
É poder acarinhar uma pessoa em um jantar...
É poder confortar com uma xícara de chá e biscoitinhos...
É se doar... É música e poesia!

terça-feira, março 23, 2010

Agradecer


Hoje quero somente agradecer, algo que nós humanos normalmente não temos o hábito de fazer. Damos um imenso valor as nossas vontades, aos nossos quereres e as nossas queixas e simplesmente nos esquecemos de agradecer por tantas coisas maravilhosas que nos acontecem a cada dia. É como se o nosso olhar estivesse treinado para enxergar o que temos, o que ganhamos, o que conseguimos, também os nossos sonhos, mas esse olhar esquece que cada coisa conquistada, realizada, ganhada, também necessita de um agradecimento. Precisamos treinar o olhar para as coisas simples e muito maravilhosas da vida.
Hoje quero agradecer, simplesmente isso!
Agradecer por ser capaz de amar, por ter recebido esse dom divino no momento em que fui gerada no ventre de minha mãe, e por poder caminhar com ele todos os dias.
Quero agradecer por ter a capacidade de enxergar o que há de melhor nas pessoas que cruzam o meu caminho, ou talvez quase todas.
Por poder ver a beleza em pequenas coisas, pequenos gestos, onde muitos não encontram nenhum sentido.
Agradecer pelas pessoas que ao passar do tempo vão se agregando a mim, enchendo a minha vida de alegria e assim construindo uma verdadeira família, a de amigos, por essa que facilita a caminhada, principalmente quando só conseguimos enxergar turbulências no meio do caminho.
Quero agradecer por poder encontrar os mais lindos, singelos e honestos sorrisos, por dar verdadeira importância a esse ato, que muitos desprendem uma força enorme para fazê-lo e que outros o fazem quase involuntariamente. Encontrar a beleza em sorrisos cotidianos, sorrisos tímidos, sorrisos verdadeiros. Os sorrisos que alegram o dia, que enchem a vida de raios solares, mesmo quando o céu está totalmente cinza. Esses que preenchem o mau tempo dos corações e que faz com que tudo fique melhor, onde podemos depois de um dia triste, encontrar um conforto.
Agradecer pela memória, por poder ter lembranças na minha cabeça e no meu coração. Pelos momentos que muitas vezes ficam marcados a ferro e fogo em meu coração, que fazem lágrimas rolarem pela face, mas que sempre nos enche de esperança. Agradecer por acreditar que ela existe, por poder acreditar que existe sim uma luz no final do túnel.
Agradecer por enxergar, cores tristes e alegres, por respirar, por andar, por falar, por ouvir, por poder sentir os melhores aromas e também poder destinguir quando esses são ruins. Por poder sentir...
Quero agradecer por existir, por ter a capacidade de sonhar. O sonho que me capacita ser uma pessoa cada dia melhor. O sonho que nos leva para bem distante, onde lá podemos ser o que realmente desejamos ser...
Agradecer pelo dom maior que é a vida!!!

quinta-feira, março 18, 2010

Ruído!

Hay mucho ruído en su corazón, ruído a cúal ella nunca había sentido antes. Sus ojos miraban el infinito. La vida es un secreto, un secreto al punto de ser despertado como un volcán dormido.
Algunos sonidos al su alrededor le parecen familiar, pero nada es como pensaba. No hay las mismas colores, tudo se cambio. Las canciones, que como un suspiro, la hacían sonreír, hoy nada hacen...

Para Nina, la puesta del sol, le trajo siempre una sonrisa timida. Hoy encúanto miraba el sol con su puesta, sus pensamientos revoltos viajaban para muy lejos. Tan lejos que ella no sabia mas donde encontrar una dirección. Se perdió en devaneios, los devaneios mas ternos que podrias tener. Ternos y dulces, como la própria Nina.